Respondemos as perguntas mais comuns para ajudar você. É só clicar na questão desejada e visualizar a resposta.
Você consegue encontrar o local ou distribuidor mais próximo de você pela aba “Onde comprar” em nosso menu.
Os óleos são fontes de gordura, que é fundamental para a manutenção da saúde e responsável por garantir o aporte energético do ser humano. As gorduras são boas fontes de energia, já que o seu aproveitamento rende mais que o dobro de energia, que o dos carboidratos. As gorduras, apesar de serem consideradas grandes vilãs da alimentação saudável, possuem papel fundamental na absorção de algumas vitaminas no organismo, como as A, D, E e K.
Óleo de soja: é extraído da semente de soja e apresenta benefícios especialmente relacionados à saúde cardiovascular. Também contém um teor considerável de ácidos graxos do tipo monoinsaturado.
Óleo de girassol: é extraído das sementes do girassol e está diretamente relacionado a melhores perfis de colesterol no sangue. Apresenta também importante quantidade de vitamina E.
Óleo de canola: apresenta uma das melhores composições com menor teor de ácidos graxos saturados e uma das maiores concentrações de monoinsaturados (Ômega-9). Além de contribuir para a redução do risco cardiovascular, o óleo de canola se destaca como uma das poucas fontes vegetais de ômega-3, ficando atrás apenas da semente de linhaça.
A vitamina E é uma vitamina que atua como um antioxidante necessário para proteger as células de danos oxidativos causados pelos radicais livres. Em virtude dessa propriedade, a vitamina E possui papel importante na proteção contra câncer, doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias, diabetes, entre outras. Os óleos vegetais, como um todo, são boas fontes vitamina E.
Os aditivos presentes nos óleos Vitaliv são os antioxidantes TBHQ INS 319 e o ácido cítrico INS 330, que tem por função retardar o aparecimento de alteração oxidativa no alimento. Ambos são aditivos aprovados pela ANVISA com limite máximo de adição de 0,02g por 100g ou 100ml de alimento, portanto seguros para o consumo humano.
Considerando que os óleos de canola Vitaliv passam pela mesma linha de produção do óleo de soja, indivíduos alérgicos e muito sensíveis devem ter atenção ao consumir, já que os produtos podem conter traços de soja em sua composição.
O colesterol é responsável pela produção de hormônios sexuais e da vitamina D, encontrado principalmente nos alimentos de origem animal, como carne bovina, aves, ovos, leite e derivados. Ou seja, pode-se considerar que os óleos vegetais são livres de colesterol.
Sabe-se que as gorduras podem sofrer mudanças em sua composição durante o aquecimento a altas temperaturas. Em geral, óleos utilizados para a cocção de alimentos refogados em água fervente como arroz, feijão e legumes apresentam boa resistência às alterações químicas e físicas. Já para frituras, recomenda-se uma temperatura entre 170°C e 175°. Acima de 180°C a temperatura é tida como alta, o que pode promover consequências negativas aos óleos vegetais, como por exemplo a oxidação. Tal processo pode modificar a estrutura química dos ácidos graxos presentes nos óleos, resultando na liberação de uma série de substâncias que provocam sabores desagradáveis, escurecimento do óleo e perda de valor nutricional.
É possível, porém não é ideal. O uso de óleo reutilizado pode gerar compostos responsáveis por odor e sabor desagradável. Os especialistas recomendam que, em alguns casos, é possível que os óleos vegetais sejam reutilizados, porém apenas uma vez. Vale lembrar que nunca se deve jogar óleo utilizado em pias, ralos e bueiros. O destino do óleo pós-fritura deve ser apenas o descarte adequado.
Gorduras saturadas são moléculas que não têm ligações duplas entre os átomos de carbono. Elas são encontradas em alimentos como carne, leite, ovos e óleo de coco. É recomendado o consumo de 16g de gordura saturada por dia.
Gorduras monoinsaturadas são moléculas que têm dupla ligação em sua cadeia de carbonos. Elas são encontradas em alimentos como óleo de canola e azeite de oliva. Essa gordura pode auxiliar a reduzir o risco cardiovascular.
Gorduras poli-insaturadas são moléculas que possuem mais de uma dupla ligação de carbonos. Elas são encontradas em alimentos como óleo de canola, de soja, de girassol e óleo de peixe. Essa gordura é rica em ômega-3 e 6, pode auxiliar a reduzir o risco cardiovascular e diminuir o colesterol.
Gorduras trans são moléculas formadas por um processo de hidrogenação industrial. Elas são encontradas em produtos industrializados, principalmente biscoitos, sorvetes cremosos e tortas. Essa gordura tem efeito nocivo à saúde, aumentando o risco cardiovascular.
Considera-se equilibrada a ingestão de uma quantidade equivalente a 25% a 35% da energia total para adultos, o que significa de 55g a 78g de gorduras por dia em uma dieta de 2.000 kcal, sendo que a ingestão diária de gorduras saturadas deve ser menor que 10% da energia total consumida em sua alimentação, enquanto a ingestão de gorduras poli-insaturadas deve ser em torno de 6 a 11%.
Os campos marcados com * são obrigatórios.
Fale com a nossa central de atendimento.