Presente em todos os momentos, a saúde emocional precisa receber a devida atenção. Descubra o que é e como mantê-la em equilíbrio.
É comum observar as pessoas usarem saúde mental e saúde emocional como sinônimos, mas nem sempre é o caso. A saúde mental é um estado mais contínuo, e é a partir dela que é possível analisar e identificar doenças mentais, transtornos e até distúrbios de ansiedade. Já a saúde emocional engloba como uma pessoa compreende e lida com suas emoções durante a vida. Ou seja, diz respeito às variações no cotidiano, dependendo da situação.
É exatamente por ser algo mais inconstante e presente na rotina das pessoas que é tão importante que a saúde emocional seja levada em consideração e receba a sua devida atenção em situações cotidianas. Confira algumas dicas para manter a saúde emocional sempre em equilíbrio no seu dia a dia.
Preste atenção no que está sentindo.
Saiba observar, entender e classificar o que está sentindo. Tente sempre procurar formas de resolver ou amenizar emoções negativas, seja fazendo o que gosta, mudando a rotina ou até mesmo conversando com alguém novo. Encontrar a “raiz” do problema também ajuda, como as preocupações em excesso ou o estresse. É sempre bom lembrar que seres humanos erram, e isso é completamente normal.
Saúde emocional, e física também!
Os cuidados com a mente e o emocional são importantes, mas nunca se deve esquecer da saúde física. Por isso, procure se alimentar bem, beba a quantidade de água recomendada por dia, tenha uma boa noite de sono e pratique atividades físicas regularmente.
Quanto mais relacionamentos, melhor.
Conviver com pessoas próximas, criar vínculos e se reunir com os amigos e pessoas que gosta faz toda a diferença na manutenção da saúde emocional. Procure sempre manter essas pessoas por perto, cultive esses relacionamentos e faça atividades em conjunto.
Atenção também ao ambiente de trabalho.
Uma boa convivência no trabalho é sinônimo de um bom desempenho. Se possível, trabalhe com algo que goste. Cultive os relacionamentos com os colegas de trabalho, divida suas ideias com a empresa, evite comparações e procure resolver os problemas com calma. Lembre-se que nada é definitivo. Se não está feliz, tente outra solução.
Curtiu? Compartilhe também com seus amigos e familiares para mostrar a importância da saúde emocional em sua vida.